A origem de Eva | EBI

 

Um estudo bíblico indutivo às avessas, pra gente exercitar nosso olhar para Eva e para nós mesmas

* Sugestão: aplique esse estudo bíblico num grupo de mulheres, amigas, na igreja ou escola/faculdade.*

Falar de Eva é difícil. Falar de Eva quando a gente acorda com cólicas e pensa “é culpa dela” é difícil. Mas falar de Eva é importante. E aí decidir o que falar de Eva é, de novo, difícil. Eva, pra muitas de nós, é a mulher que nos condenou ao pecado e às dores. Fica tão fácil colocar a culpa nela que esquecemos que não só criticamos quando se culpa uma pessoa por bem mais do que ela é realmente culpada, como também que todas nós, todos nós, pecamos . Ou há algum trecho na Bíblia que diz que sem Eva e Adão o mundo estaria sem pecado? Eclesiastes 7:20, Miqueias 7:2, Salmos 14:3 e Romanos 3:12 são só alguns exemplos de que não, não há um justo sequer. A culpa é sua também.

Mas muitas vezes falar do pecado de Eva é como falar de um sentimento de culpa que muitas de nós carregamos. Eva, a culpada. Eu, também culpada. Mas foi a descendência de Eva que, na cruz, levou o peso dessa culpa.

Mas de onde veio Eva? Porque afinal, a origem da mulher importa para entendermos quem ela é e quem nós somos, filhas dela. E a mulher aparece primeiro em Gênesis 1:26-28, quando a humanidade é criada:

“Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.

Criou Deus o homem à sua imagem,

à imagem de Deus o criou;

homem e mulher os criou.

Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.”

 

Vamos dar uma olhada no texto. Responda comigo:

1) Qual é o tempo verbal que Deus usa quando fala de si mesmo? O que isso pode indicar sobre ele?

2) Há um tipo de poeminha que resume a fala de Deus, reparou? O que esse poeminha diz sobre a criação de Deus? Foi criada como? Quem foi criado assim?

3) “Homem e mulher os criou”: você vê alguma relação entre a resposta à primeira e à segunda pergunta nessa frase? Como a natureza de Deus, à imagem da qual fomos criados, pode nos contar sobre a nossa natureza humana neste ponto?

 

Agora, o texto para e dá uma ré para olhar como com uma lupa na etapa da criação do ser humano. Vamos pra Gênesis 2:18-24?

“18 Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. 19 Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome. 20 Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse. 

21 Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. 22 Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele. 23 Disse então o homem:

“Esta, sim, é osso dos meus ossos

e carne da minha carne!

Ela será chamada mulher,

porque do homem foi tirada”.

24 Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.”

 

Bora observar este texto agora, sem esquecer do anterior?

1) O que Deus repara no versículo 18 a respeito do homem? Isso tem a ver com Gênesis 1:26-28?

2) O que Deus planeja fazer no versículo 18? Quais são os verbos que ele usa para descrever?

 

Vamos pausar aqui e pensar um pouco sobre como lemos individualmente este trecho? O que “auxiliar” significa pra você? É tipo “auxiliar de escritório”, a pessoa que faz um trabalho excelente, importantíssimo, mas que não é o chefe e nem o subchefe do escritório, longe disso?

E aí?

Ou é quem dá “auxílio”, aquela mesma palavra que aparece no Salmo 30:10: “Ouve, Senhor, e tem misericórdia de mim; Senhor, sê tu o meu auxílio.” Uma palavra que define a Deus…

E “corresponder a alguém”? Qual é o sentido que lhe comunica?

Bom, vamos voltar para o texto?

 

3) Depois que o texto explica a preocupação e definição de Deus, ele volta para o restante da criação e faz uma pausa (versículos 19, 20) na história da criação da mulher. Por que há este movimento de foco no texto de volta aos animais?

4) O que o ato de nomear fez Adão (ou o homem, como o texto diz) perceber?

5) Qual era o relacionamento de Adão com os outros seres criados?

6) Qual é a atitude de Deus a partir do versículo 21?

 

O versículo sete do mesmo capítulo conta como o homem foi criado: “Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente”. A imagem do pó é importante, pois mostra a fragilidade do homem perante a Deus, o criador que sopra vida. Em 3:19 vemos que o pó marca a mortalidade do homem.

 

7) Se o pó é importante para entender a natureza do homem, que elementos podemos ver no versículo 21 e 22 que podem ser importantes para entender a natureza da mulher? Por que você acha que Deus usa a costela ou a lateral do homem?

8) Qual é a resposta do homem quando ele conhece a mulher?

9) Há alguma relação entre a resposta dele e como a mulher foi criada (21, 22), além da sua definição no versículo 18?

 

A relação entre homem e mulher aqui é bem próxima: ambos são formados do mesmo material, ambos são iguais. Saber como surgiu Eva, como surgiu a mulher que nos antecedeu, te ensina o quê sobre si mesma e sobre o seu lugar na sociedade e perante Deus?

 

10) O versículo 24 começa dizendo “por essa razão”. Que razão é essa?

11) A que este versículo está se referindo?

12) Como é o relacionamento que o homem tem com a mulher? Como isso se diferencia do relacionamento que ele tinha com os animais?

13) Auxiliadora que lhe corresponde, feita dos ossos e da carne do homem, feita a imagem e semelhança de Deus. Era assim que você via Eva?

14) E “ser uma só carne”, era assim que você via o relacionamento de Eva com Adão?

15) O nome “Eva” aparece apenas em 3:20, depois de expulsos do jardim. Mas como você vê esta personagem aqui, antes dela se tornar “Eva”? Antes do engano, do pecado e das dores?

 

Eva é uma mulher difícil de entender. Isso se focarmos no capítulo três, isso se esquecermos de que também pecamos e também sofremos as mesmas dores que ela. Quando vemos Eva em como ela foi criada, podemos ver também como fomos criadas: à imagem e semelhança de Deus, correspondentes ao homem, para viver em sociedade e fazer dos relacionamentos humanos significativos. Como ver Eva assim nos ajuda a ver nós mesmas na Bíblia, diante de um relacionamento e diante de Deus?

 

  1. S. Sabia que a palavra usada para “costela” não é usada em nenhum outro trecho bíblico de forma anatômica? Em “O Mundo Perdido de Adão e Eva”, de John Walton, p. 72, há a possível imagem de que Deus teria cortado o homem ao meio e o casamento como um retorno ao estado original.

 


Jessica Grant é graduada em jornalismo e letras, assessora de comunicação e arte na Aliança Bíblica Universitária do Brasil, casada com Lucas, e da Igreja Metodista Livre da Saúde.


O conteúdo e as opiniões expressas neste texto são de inteira responsabilidade de sua autora e não representa a posição institucional da ABUB, outra instituição ou de todas as organizadoras e colaboradoras do Projeto Redomas. O objetivo é criar um espaço de construção e diálogo.

Anúncios