“Uns tem preço. Outros, valores.”: Será?

Hoje me deparei com esse meme no face seguido por um versículo:

“Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas” (Provérbios 31:10)

Eu confesso que tenho medo da mulher virtuosa… na verdade, daquilo que sempre vem a tona com ela, já que muitas das vezes segue-se um contínuo e perpétuo discurso que provavelmente seria a fala de Bette Midler no mundo de “Mulheres Perfeitas”.

Sim, mulheres perfeitas… e para isso devemos ter um valor, claro… tudo que é importante tem um valor, como ouro, prata, jóias, certo? Hum… água, fruta, ar também são importantes, mas também os tornamos pagos, decidimos por valores: Bonafont, maçã da turma da Mônica, acho que só ar que continua de graça… Todas as coisas importantes precisam ter um valor, é assim que a sociedade humana funciona.

Nós, seres humanos, cereja da evolução, gostamos de dar valor para coisas e pessoas. Quanto custava um escravo mesmo no Brasil colônia? Quanto custa um escravo agora? Quanto você custa?

Hoje irei focar nos valores que gostamos de dar a nós mesmas. Creio que já ouviu “mulher de respeito se dá valor”, “aquelazinha não se dá valor”, “mulher virtuosa, mulher valorosa (precisa se dar valor)”…. Vamos fazer um exercício? Vamos ver o quanto você se dá de valor?

Faz faculdade: +100 de valor

Tem emprego: +200 de valor

Sabe falar diferentes idiomas: +400 de valor para cada idioma

Usa saia a baixo do joelho: +100 de valor

Usa saia acima do joelho: -300 de valor

Virgem : +1.000 de valor

Não é mais virgem: -5.000 de valor

Mãe casada: +4.000 de valor

Mãe solteira: -7.000 de valor

Namora o ministro de louvor: + 1.000 de valor (bônus: Fazer inveja em todas)

Namora o menino do som: +500 de valor (bônus: Tá namorando)

Solteira e feliz: -3.000 de valor (obs: óbvio que isso não existe)

Lê a bíblia todos os dias: +4.000 de valor

Lê a bíblia quando dá: -5.000 de valor

E ai? Nessas poucas categorias “quanto de valor você se dá, mocinha?”

E nem venha falar que você nunca fez isso? Se comparou com outra, mediu as “habilidades” e julgou quem tinha mais valor… Ficou feliz e estufou o peito quando seus cálculos a mostravam superior, ou simplesmente desistiu por nunca chegar aos pés da outra…

Sabe por que fazemos isso inconscientemente? É que é com esse valor que você compete no mercado: quanto será que você precisa se valorizar para conseguir evangelizar? Quanto você tem que se valorizar para ser líder na igreja? Quanto você tem que se valorizar para conseguir um marido? Quanto você tem que se valorizar para ser a filha/avó/mãe/esposa perfeita? Quanto você tem que se valorizar para participar da turminha da igreja? Quanto você tem que se valorizar para ser feliz? Essa última pergunta parece até se destoar das outras, né?

O quanto esse “se valorizar” não é torturante? “Be the good girl you always had to be. Conceal. Don’t feel. Don’t let them know…” (seja a boa garota que você sempre precisou ser. Esconda. Não sinta. Não deixe eles saberem…) e no fim não vivemos para nós mas para os outros…. Então? Qual é o seu valor? Você já tinha parado para pensar nisso? No preço que você estabelece para si mesma? Pronta pra let it go? (deixar isso de lado?).

“Porque fostes compradas por bom preço…”

Você lembra que preço foi esse? O preço de sangue puro, imaculado do cordeiro unigênito de Deus? E lembra que ele lhe comprou em seus pecados? Você imersa em seus pecados custou o sangue dele, ou seja, não tem como você se valorizar mais. Quando você estava toda suja em seus pecados ele te colocou um valor, e pagou o preço desse valor para te ter. Coloque isso em sua cabeça, você já é o maior valor com seus pecados ou sem eles.

Sabe por que gostamos de colocar preço nas coisas? Porque não aceitamos a graça, porque não aceitamos termos sido comprado com o maior preço que poderia ser pago. Mas essa é a nossa sina assim sermos amadas querendo ou não, errando ou não. Deus é o romântico incorrigível. E deixo aqui as palavras dele a nação de Israel, o seu povo, e a você: “Visto que foste preciosa aos meus olhos, digna de honra, e eu te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida”.

Então, querida, pare de se dar valor, você só irá retirá-lo se fizer isso… e quanto aos outros que te olham e te julgam, não cabe a você provar seu valor a eles, mas cabe Deus mostrar o preço que ele pagou por ti através de você.

Ah… outra coisa: fazer cálculos acaba com a beleza! Não somos comparáveis. Não compare o seu valor com a rival de promoção no emprego, Deus está lá no seu trabalho, não está? Ele sabe dos paranauê! Aquele versículo que fala que nossa luta não é contra carne, não está se referindo só nos momentos de “expulsar capeta de sua vida”, sua luta não é com a mulher que pode roubar sua promoção, sua luta é com seu desejodesejo de Deus, então não fique medindo forças com ela. Outra coisa também: não há uma corrida secreta para ver quem consegue o “coração do líder de louvor”, pare com isso! Deus que está também com você em sua situação amorosa, o que for ser será, e será só seu ou não. E por último: não há competição para saber qual é a “miss crente do Reino dos Céus 2016”, então pare de querer mostrar sua espiritualidade para ganhar esse “concurso”.

Quando vierem lhe cobrando o seu preço, o seu valor, assim como a mulher virtuosa que tinha valor acima de jóias, lembre-se: “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatadas da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”. Aí está o seu valor! Aí está seu preço!

Por isso meu recado é: Mulheres, não se valorizem!

Referências:
-Mulheres Perfeitas. 2004. Direção de Frank Oz. Roteiro de PaulRudnick. Com Nicole Kidman, Bette Midler, Matthew Broderick, Glenn Close, Christopher Walken
-“Be the good girl you always had to be. Conceal. Don’t feel. Don’t let them know” – Trecho da música Let it Go. Trilha Sonora de Frozen – Uma Aventura congelante.
-“Porque fostes compradas por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. 1 Coríntios 6:20
-“Visto que foste preciosa aos meus olhos, digna de honra, e eu te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida”. Isaías 43:4
-“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”. 1 Pedro 1:18


Michelle Corrêa de Araujo (a Betty), é formada para desvendar os lindos mistérios das Ciências biológicas e as delícias do mar; unespiana, com direito a um ano na querida University of Rhode Island/EUA pelo CsF (GO Rams!!! GoPatriots!!!), participante da ABU São Vicente, tem -6400 de valor pelo quiz, mas de um preço incalculável para o seu Mestre, nerd, viajante, amante da astronomia e aprendiz do light side da força.


O conteúdo e as opiniões expressas neste texto são de inteira responsabilidade de sua autora e não representa a posição institucional da ABUB, outra instituição ou de todas as organizadoras e colaboradoras do Projeto Redomas. O objetivo é criar um espaço de construção e diálogo.

 

Anúncios